Os principais pilares de uma boa identidade visual

A identidade visual é formada por elementos visuais que representam uma marca. Seu representante mais famoso é o logotipo. Uma identidade visual bem elaborada ajuda as marcas a alcançarem seus objetivos de negócio.

Pela nossa experiência aqui com os atendimentos da Ciano Flow, é bem mais fácil pensar na identidade visual no início de um negócio do que, mais tarde, ter de se dedicar a reelaborar ou corrigir algo que já está causando prejuízos à empresa.

Para ajudar os gestores a pensarem sobre o tema, elencamos como principais características que costumam estar presentes nas melhores identidades visuais: identidade, identidade, durabilidade e funcionalidade.

Autenticidade

Apesar de a identidade visual ser conhecida geralmente como o logotipo de uma empresa, ela é bem mais que isso. Abrange diferentes elementos gráficos e tudo o que simboliza a identidade visual de uma marca. Por isso, a autenticidade é um elemento essencial na identidade visual.

Essa autenticidade é mais facilmente alcançada quando a identidade visual é desenvolvida por profissionais qualificados para o serviço. Afinal, é um projeto que envolve pesquisa, conhecimentos técnicos e capacidade de atender aos requisitos do cliente sem perder a qualidade estética.

Identificação

Um dos objetivos básicos da identidade visual é gerar identificação de uma marca entre o seu público. Ao deparar-se com um logo em uma rede social ou uma embalagem de produto, o ideal é que o consumidor consiga identificar facilmente a marca em questão.

Ainda sobre identificação, é importante que os proprietários da marca também se identifiquem com as escolhas gráficas feitas e pela maneira como os valores da empresa são representados na identidade visual.

Durabilidade

Apesar de entendermos que a arte está sempre relacionada ao tempo em que foi criada, é importante ter em vista a necessidade de tornar a identidade visual o mais durável possível. Isso significa pensar em elementos que possam ser facilmente reconhecidos mesmo com o passar do tempo e até vislumbrar possíveis tendências de design para um prazo mais estendido.

Isso é possível por meio de pesquisa e compreensão do universo do design gráfico, geralmente presentes no trabalho de profissionais e agências qualificadas.

Funcionalidade

A identidade visual da sua marca está legível? Ela funciona em diferentes suportes? Ela pode ser impressa em documentos, inserida em plataformas digitais, inserida em uniformes, embalagens, stands de eventos?

É essencial pensar nas aplicações que essa identidade visual terá e também em como ela poderá funcionar nesses diferentes locais. Afinal, não basta ser somente esteticamente agradável, é preciso atender às necessidades de uso da marca.

A funcionalidade também diz respeito ao atendimento dos requisitos do projeto. A identidade visual está dentro dos critérios combinados entre o cliente e o profissional que a desenvolveu?

Se quiser saber mais sobre projetos de Identidade Visual, fale com a Ciano Flow. Estamos disponíveis para conversar e ajudar você a melhorar a sua marca!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *