Planejamento de Comunicação para começar o ano

O Planejamento de Comunicação ajuda uma empresa a começar o ano sabendo para onde direcionar seus esforços de divulgação. E ter clareza sobre isso é um verdadeiro desejo dos empreendedores e gestores de negócios.

A partir de análises e informações relevantes sobre o cenário, bem como sobre os recursos da empresa, é possível definir o que deve ou não ser feito na divulgação de produtos, serviços e no contato com os diferentes públicos da organização ao longo do ano.

Mas quais os passos para desenhar o Planejamento de Comunicação logo no início do ano? Falamos sobre isso a seguir.

  1. Analise onde sua empresa está no mercado
    Quando foi a última vez que você e sua equipe pararam para analisar os pontos fortes e fracos da empresa? Essa é uma das premissas da Análise SWOT (sigla em inglês para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

    Ferramenta típica da administração de empresas, ela se aplica muito bem em planejamentos e ajuda a pensar a Comunicação da marca para os diferentes públicos.

    Identificar onde sua empresa está em relação aos concorrentes e ao cenário econômico vai ajudar a traçar estratégias de Planejamento mais claras e viáveis.

  2. Defina o papel das áreas internas
    Integrar Comunicação e Vendas é desafiador. Para agilizar esse processo, tente definir métricas que estejam relacionada a cada uma das áreas. Depois, foque em definir ações conjuntas para alcançar os objetivos.

    Cada área pode e deve ter seus próprios indicadores e métricas. Porém, eles devem fazer sentido em conjunto. Afinal, o objetivo é ampliar os resultados de negócio da empresa e isso fica muito mais fácil com a sintonia das áreas e equipes.

  3. Avalie sua capacidade de investimento
    O orçamento de Comunicação está entre as principais dúvidas de empreendedores e gestores de negócio. Em geral, recomenda-se que um percentual do faturamento seja reservado para essas áreas.

    É possível pensar em termos das ações que deverão ser realizadas nos próximos 12 meses. Algumas dessas ações que pedem um orçamento específico de Marketing e Comunicação:

    – Realização de eventos ou participação da equipe em eventos da área;
    – Campanhas de anúncios on e offline;
    – Campanhas de comunicação interna;
    – Aquisição de materiais promocionais;
    – Patrocínio de projetos e pessoas ligadas às causas da organização;
    – Campanhas de promoções sazonais, entre outras.

  4. Pense no médio prazo
    Um planejamento é uma projeção. Ele aponta o cenário e indica o que pode ser feito para alcançar objetivos com os recursos disponíveis. Mas para que haja resultados a partir dele, as ações previstas devem ser colocadas em prática e mantidas ao longo dos meses.

    Por isso, é bom reduzir as expectativas por grandes e imediatos resultados. Principalmente se a empresa está iniciando nos processos de Planejamento de Comunicação.

    Trocar as estratégias a cada mês, desconsiderando os dados apresentados no planejamento, é o jeito mais fácil de não obter resultados positivos.

  5. Crie projetos, distribua tarefas e acompanhe
    Com o Planejamento de Comunicação pronto, é hora de criar os projetos que terão tarefas específicas para o alcance dos objetivos.

    O acompanhamento das entregas precisa ser feito de maneira regular. Depois de distribuir as tarefas, defina a cada quanto tempo será preciso verificar o andamento dos projetos. Deixe claro para a equipe quais são esses prazos e porque eles são importantes.

    Quer ter um Planejamento de Comunicação exclusivo da sua marca? Fale com a Ciano Flow e peça mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *