O Planejamento de Comunicação ajuda uma empresa a começar o ano sabendo para onde direcionar seus esforços de divulgação. E ter clareza sobre isso é um verdadeiro desejo dos empreendedores e gestores de negócios.
A partir de análises e informações relevantes sobre o cenário, bem como sobre os recursos da empresa, é possível definir o que deve ou não ser feito na divulgação de produtos, serviços e no contato com os diferentes públicos da organização ao longo do ano.
Mas quais os passos para desenhar o Planejamento de Comunicação logo no início do ano? Falamos sobre isso a seguir.
- Analise onde sua empresa está no mercado
Quando foi a última vez que você e sua equipe pararam para analisar os pontos fortes e fracos da empresa? Essa é uma das premissas da Análise SWOT (sigla em inglês para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).
Ferramenta típica da administração de empresas, ela se aplica muito bem em planejamentos e ajuda a pensar a Comunicação da marca para os diferentes públicos.
Identificar onde sua empresa está em relação aos concorrentes e ao cenário econômico vai ajudar a traçar estratégias de Planejamento mais claras e viáveis. - Defina o papel das áreas internas
Integrar Comunicação e Vendas é desafiador. Para agilizar esse processo, tente definir métricas que estejam relacionada a cada uma das áreas. Depois, foque em definir ações conjuntas para alcançar os objetivos.
Cada área pode e deve ter seus próprios indicadores e métricas. Porém, eles devem fazer sentido em conjunto. Afinal, o objetivo é ampliar os resultados de negócio da empresa e isso fica muito mais fácil com a sintonia das áreas e equipes. - Avalie sua capacidade de investimento
O orçamento de Comunicação está entre as principais dúvidas de empreendedores e gestores de negócio. Em geral, recomenda-se que um percentual do faturamento seja reservado para essas áreas.
É possível pensar em termos das ações que deverão ser realizadas nos próximos 12 meses. Algumas dessas ações que pedem um orçamento específico de Marketing e Comunicação:
– Realização de eventos ou participação da equipe em eventos da área;
– Campanhas de anúncios on e offline;
– Campanhas de comunicação interna;
– Aquisição de materiais promocionais;
– Patrocínio de projetos e pessoas ligadas às causas da organização;
– Campanhas de promoções sazonais, entre outras. - Pense no médio prazo
Um planejamento é uma projeção. Ele aponta o cenário e indica o que pode ser feito para alcançar objetivos com os recursos disponíveis. Mas para que haja resultados a partir dele, as ações previstas devem ser colocadas em prática e mantidas ao longo dos meses.
Por isso, é bom reduzir as expectativas por grandes e imediatos resultados. Principalmente se a empresa está iniciando nos processos de Planejamento de Comunicação.
Trocar as estratégias a cada mês, desconsiderando os dados apresentados no planejamento, é o jeito mais fácil de não obter resultados positivos. - Crie projetos, distribua tarefas e acompanhe
Com o Planejamento de Comunicação pronto, é hora de criar os projetos que terão tarefas específicas para o alcance dos objetivos.
O acompanhamento das entregas precisa ser feito de maneira regular. Depois de distribuir as tarefas, defina a cada quanto tempo será preciso verificar o andamento dos projetos. Deixe claro para a equipe quais são esses prazos e porque eles são importantes.
Quer ter um Planejamento de Comunicação exclusivo da sua marca? Fale com a Ciano Flow e peça mais informações.
—
—